Obelisco Buenos Aires

Conhecendo o Obelisco de Buenos Aires

Conhecendo o obelisco de Buenos Aires

O obelisco de Buenos Aires (em espanhol: El Obelisco) é um monumento histórico da cidade de Buenos Aires, Argentina. Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julio, em comemoração ao centenário da fundação da cidade.

Ele tem a altura máxima da linha de construção da avenida Roque Sáenz Peña cerca 67,5 m de altura, distribuídos: 63 m para o início do ápice, que é 3,5 m por 3,5 m. A ponta mede 40 centímetros.

Com um para-raios, cujos fios correm internamente no obelisco. Sua base mede 49 m². O monumento tem uma única entrada e em seu topo há quatro janelas, que só podem ser atingidas através de uma escada reta de 206 degraus.

História do Obelisco

No local onde está localizado o obelisco, havia uma igreja católica dedicada a São Nicolau de Mira. Nessa igreja pela primeira vez foi erguida a bandeira da Argentina em Buenos Aires.

As obras iniciaram em 20 de março de 1936, inaugurado em 23 de maio do mesmo ano. Ele foi projetado pelo arquiteto Alberto Prebisch (um dos principais arquitetos do modernismo e autor também do Teatro Gran Rex), a pedido do prefeito Mariano de Vedia e Mitre.

A sua construção, custou 200.000 pesos, foram utilizados 680 m³ de cimento e 1360 m² de pedra branca de Córdoba.

O monumento hoje

O obelisco hoje é utilizado como um ponto de reunião para diversas manifestações, que incluem as avenidas 9 de julho e avenida Corrientes em torno dele, semelhante ao que acontece na praça de Maio.

Como resultado de alguns desprendimentos do revestimento de pedra no Obelisco, em junho de 1938, um dia depois a um evento com a presença do Presidente Ortiz, foi decidido retirar o revestimento do monumento em 1943, substituindo por um cimento polido. Ao eliminar as lajes do obelisco infelizmente se retirou uma legenda que dizia “Alberto Prebisch foi o seu arquiteto.”

Legado do obelisco

Obelisco de Buenos Aires é um monumento arquitetônico comemorativo e faz referência às antigas pirâmides do Egito, que as tinha como sinônimo de proteção e dádiva dos deuses.

O obelisco sofreu muitas resistências durante seus primeiros anos, três anos depois da sua inauguração, a câmara de vereadores na época ordenou a sua demolição, decisão que foi vetada posteriormente.

Hoje o obelisco, é símbolo argentino, palanque de manifestações políticas e das festas do futebol de Buenos Aires. Para celebrar seu 75° aniversário, em 2011, foi organizado uma visita para 75 moradores da cidade, representando cada ano de vida do obelisco.

Fale com nossa Equipe pelo WhatsApp e Conheça nossos Pacotes.

Clique Aqui

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.